quinta-feira, 14 de maio de 2009

Virada Cultural Paulista

Depois da Virada Cultural da capital, este final de semana o interior paulista terá a Virada Cultural Paulista. Um evento de proporções menores, comparando cada cidade com o evento na capital, mas pensando no todo, a distância na grandiosidade do evento é bem menor do que se possa pensar num primeiro momento.

Com investimento de R$5,5 milhões, 20 cidades receberão nos dias 16 e 17, 560 atrações atísticas como shows, exibições de cinema, teadro e dança. Tudo na faixa. Dentre os destaques musicais estão: Moraes Moreira e Banda (Araçatuba), Otto (Bauru), Lobão (Mogi Guaçu), Lenine (Indaiatuba), Leci Brandão (Marília), CPM 22 (Presidente Prudente), Paula Lima (Mogi Guaçu), Pitty e Dona Ivone Lara (Santos), Jorge Ben Jor (Santa Barbara d'Oeste), Arnaldo Antunes (São José do Rio Preto), Titãs e MV Bill (Araraquara), e Sepultura (São José do Rio Preto). Ah, a banda campineira Instiga também irá tocar em Mogi Guaçu no sábado.

A cidade de Campinas (uma das maiores do interior) ficou de fora este ano. Segundo consta em matérias da imprensa da região, aparentemente o governo municipal já tem gasto milhões em cultura e estaria sem dinheiro em caixa para fazer parte do evento.

Não acho nenhum pecado alguma cidade não participar. Afinal, o povo destes municípios teria uma vida cultural muito mais rica se, ao longo do ano todo, eventos culturais fossem promovidos com a mesma fórmula, mas sem a "intensidade" de se fazer tudo em 24 horas. Possibilitando inclusive que as pessoas possam se deslocar para assistir seus artistas preferidos sem maiores contratempos. Imagine alguém que more em Sumaré e queira ir no show da Paula Lima às 18:00 em Mogi Guaçu sábado e depois no do Lenine em Indaiatuba à meia-noite de sábado para domingo, já pensou? Ainda mais com os pedágios! Vejam aqui.

A questão real é que não se vê "nada" acontecer em Campinas, e tem se investido milhões em cultura no município. Realmente um mistério.

Veja abaixo as cidades participantes e suas programações:

Araçatuba
Araraquara
Assis
Bauru
Caraguatatuba
Franca
Indaiatuba
Jundiaí
Marília
Mogi das Cruzes
Mogi Guaçu
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santa Bárbara d'Oeste
Santos
São Bernardo do Campo
São João da Boa Vista
São José do Rio Preto
São José dos Campos
Sorocaba

2 comentários:

  1. Ótimo post!! Também escreverei em breve sobre a Virada Cultural. O seu exemplo foi... bem, digamos... pessoal (risos). Abração! Fê.

    ResponderExcluir
  2. Hehe... Obrigado! O pior mesmo foi colocar tantos links!

    Bom... Então até... Bem, digamos... Breve!
    :-)

    Bjs

    ResponderExcluir