quarta-feira, 20 de maio de 2009

End Of The Century - Ramones

Segundo o próprio Johnny Ramone (guitarrista): "It's a very dark movie. It's accurate. It left me disturbed".

End Of The Century é um documentário sobre a história dos Ramones, contada por eles próprios. O filme de 2003 reuniu todos os músicos que integraram a banda desde seu surgimento em 1974 até o seu final em 1996, em depoimentos contando a tudo do início ao fim. O filme retrata a história da banda e seus integrantes até 2002, quando entraram para o Salão da Fama do Rock and Roll, quando o vocalista Joey Ramone já tinha falecido (2001, com câncer linfático) e meses antes do falecimento do baixista da primeira formação Dee Dee Ramone. Os demais integrantes inclusos, além dos três já citados são: Tommy Ramone (baterista da formação original), Marky Ramone (baterista), Ritchie Ramone (baterista), C. J. Ramone (baixista). Veja aqui maiores informações sobre os integrantes e as formações da banda.

Voltando à declaração do Johnny sobre o documentário, realmente percebe-se que é preciso, afinal, os próprios integrantes estão contando, e não há divergências com relação aos fatos, não existem contradições e aí é que este filme me pegou.

Acho que não é muito comum de se pensar que uma banda de rock como a dos Ramones, banda punk, seja o que você percebe neste filme. Logo se imagina aquela coisa de sexo, drogas e rock'n'roll, anarquia total e não é bem por aí. Problemas realmente sérios com drogas e álcool, somente dois integrantes tiveram, Dee Dee (que inclusive morreu de overdose) e Marky respectivamente. Existiam drogas entre eles sim, mas acaba ficando fora do foco. O que chama realmente a atenção é a relação entre os integrantes. Um misto de respeito e ressentimentos, como se eles não explodissem, não brigassem entre si e fossem guardando uma série de frustrações pessoais. O Joey mesmo perdeu uma namorada para o Johnny, algo que pelo que foi mostrado no filme, foi muito sério e ruim para o Joey, mas mesmo assim não brigaram e seguiram em frente.

Acho que o Johnny comentou que mexeu com ele, justamente por causa disso. Ao final da banda, após o último show, eles todos praticamente nem se falavam mais direito, sequer se despediram e foram cada um para o seu canto. O Johnny aparece sempre muito tenso, aparenta um leve pesar de não ter ido sequer uma vez visitar o Joey quando ele estava com câncer.

Ele tinha uma figura na banda que você nem imaginaria que fosse assim. Passa ser alguém muito sério e rígido, ao contrário do Joey que aparenta seriedade, mas com um coração mais receptivo. O Johnny não, ele já aparenta ter problemas em demonstrar emoção. Ele pôs fim na sua delinquencia ainda jovem por ter percebido que tinha passado todos os limites. Vê-se no rosto dele quando ele conta que houve algo muito sério, apesar de não expor detalhes. Realmente percebe-se que rever toda essa história afetou muito ele.

No fim das contas foi surpreendente, até certo ponto, assistir este filme e é muito bom conhecer um pouco melhor a história destes caras. Sem falar em ver e ouvir eles mandando ver no palco. One, two, three, four... E paulada! Gostei bastante do vídeo e por fim, só resta mais uma coisa a dizer...

Hey! Ho! Let's go!

Nenhum comentário:

Postar um comentário