quarta-feira, 8 de abril de 2009

Tenho Uma Banda - Instiga

Diretamente do interior de São Paulo, mais precisamente em Campinas, surgiu em 2001 a banda Instiga. Este som chegou aos meus ouvidos por intermédio de um grande amigo que me mostrou o site da banda (um dos integrantes estudou com ele no ensino médio). Logo que recebi o link, dissequei os 3 álbuns a fim de obter minhas impressões e compratilhá-las.

O som da banda, no geral, mesmo sem saber das influências musicais dos integrantes, me remete levemente a Radiohead, The Strokes e Los Hermanos, mas não é possível uma comparação direta, pois a leve lembrança não define o som. O mais curioso é que não existe real semelhança. O trio que forma banda é muito versátil e criativo musicalmente, criando arranjos muito interessantes e fora do convencional. Aliás não se pode dizer que esta seja uma banda convencional e também foge daquela coisa de banda emo que acabam sendo todas iguais. Esta banda é muito diferente de tudo que se ouve por aí.

Após um segundo CD lançado pelo selo Trombador Discos em 2007, a Instiga voltou a fazer um trabalho independente em 2008 entitulado Tenho Uma Banda, gravado com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais da Prefeitura de Campinas. Este álbum me soou como o mais alternativo e visceral dos 3, e mostra um amadurecimento dos integrantes em todos os aspectos. Para sacar "a cara" da banda, ouça as instrumentais Puma e Rock Safari, a que tem a ver com o título do CD Tem Uma Banda e a melodiosa Cai Dentro. As músicas estão todas disponíveis no site da banda, é só conferir.

Uma palavra para definir? Instigante...

Um comentário: