segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Diário da Turma 1976-1986 História do Rock de Brasília - Paulo Marchetti

Esta publicação era o que faltava para preencher as lacunas do surgimento das bandas de Brasília nos anos 80. E também coloca o leitor com os pés no chão para que não se fique a impressão de que aquele movimento seja algo a mais ou a menos do que realmente é.

Paulo Marchetti, o autor do livro O Diário da Turma 1976-1986 História do Rock de Brasília, viveu em Brasília naquela época e teve um papel coadjuvante em todos os acontecimentos do período, mas chegou até a ter participação em uma banda de menor expressão. Trabalhando na MTV foi responsável a produzir um especial sobre o Renato Russo no aniversário de 1 ano do seu falecimento e dali surgiu a fagulha inicial do grande feito que foi a criação deste livro.

Ele entrevistou muitas pessoas que tinham parte ativa no movimento, quase todos integrantes de quase todas as bandas de mais destaque do movimento punk de Brasília, do Aborto Elétrico aos Raimundos (que também têm relação com aquele movimento, mesmo só "aparecendo" nos anos 90), passando por Capital Inicial, Legião Urbana e Plebe Rude. Inclusive ele mostra a genealogia das bandas, comentando os surgimentos e finais das bandas e contando quem já tocou com quem daquela turma. Ele expõe tudo isso em forma de depoimentos dos entrevistados, comentando não só da música, das influências e do movimento em si, mas também das relações interpessoais, das dogras, da delinquência, das badernas e brigas com os "playboys".

Gostei muito do livro também e fiquei realmente satisfeito com tudo que li. A sensação é que nada mais falta ser dito. E além disso tudo, é muito bom ver no livro as ilustrações com fotos da época e as discografias das bandas.

Seguem os dados do livro:

Título: O Diário da Turma 1976-1986 História do Rock de Brasília
Autor: Marchetti, Paulo
Editora: Conrad
I.S.B.N.: 8587193376
Cód. Barras: 9788587193377
Reduzido: 459715
Altura: 28 cm.
Largura: 21,5 cm.
Profundidade: 1,5 cm.
Acabamento : Brochura
Edição : 1
Idioma : Português
Lançamento : 2001 / JUNHO
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 192
Publicação : 2001

Um comentário:

  1. tem pra download??
    gostaria d lê-lo..
    se possivel me enviem um Email
    fernandossantos22@hotmail.com

    ResponderExcluir