quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nove - Ana Carolina

Ana Carolina é sem dúvida uma diva da música brasileira. Uma cantora excelente com um timbre marcante e um potencial vocal impressionante. Precisa em cada nota ela vem cantando a sua carreira, hoje totalmente consolidada e com muito mérito. Ela cantando musica de ninar, ou de ciranda já deixa a gente estupefeto, de queixo caído. Ela é incontestavelmente, absurdamente ótima.

Eu não faço coro junto com os que criticam suas composições. Não mesmo. Vejo essas críticas mais como consequência do sucesso, do que qualquer outra coisa. E no fim das contas é bom. Em geral a unanimidade é burra. É sempre muito saudável ter alguém que não goste, que critique. Particularmente falando, eu gosto muito das suas composições, seja das letras ou das músicas em si. Claro, também sem unanimidade e umas gosto mais que outras, mas no geral me agrada muito ouví-la também pelas composições. Sempre destaco uma música do álbum Dois Quartos, quando é esse o tema - segue a música abaixo. Acho perfeito o casamento da letra e da música e as imagens que a letra induz a você criar quando ouve a canção. É aquele tipo de música que eu gostaria de ter feito.

CARVÃO
(Ana Carolina)

Surgiu como um clarão
Um raio me cortando a escuridão
E veio me puxando pela mão
Por onde não imaginei seguir
Me fez sentir tão bem, como ninguém
E eu fui me enganando sem sentir
E fui abrindo portas sem sair
Sonhando às cegas, sem dormir
Não sei quem é você

O amor em seu carvão
Foi me queimando em brasa no colchão
E me partiu em tantas pelo chão
Me colocou diante de um leão
O amor me consumiu, depois sumiu
E eu até perguntei, mas ninguém viu
E fui fechando o rosto sem sentir
E mesmo atenta, sem me distrair
Não sei quem é você
No espelho da ilusão
Se retocou pra outra traição
Tentou abrir as flores do perdão
Mas bati minha raiva no portão
E não mais me procure sem razão
Me deixe aqui e solta a minha mão
E fui fechando o tempo, sem chover
Fui fechando os meus olhos, pra esquecer
Quem é você?


Estou aqui na verdade é para falar sobre o mais recente trabalho dela. Nove. Nove canções que bem poderiam fazer parte do trabalho anterior. Possuindo o padrão Ana Carolina de qualidade. Esse trabalho contou com 3 produtores e várias outras participações, incluindo o norte-americano John Legend na música Entreolhares (The way you’re looking at me) e a italiana Chiara Civello que compôs com ela Resta. Esta música eu ouvi fresquinha, num show em São Paulo há pouco mais de 1 anos atrás, quando a própria Chiara cantou com ela. Ambas músicas super pops mas sem nenhuma depreciação de qualidade. Aliás o álbum todo é muito consistente nesse quesito. Outros destaques seriam outras duas canções que fogem um pouco da linha pop, que seriam a intensa Era e Torpedo, que possui letra de Gilberto Gil.

A única coisa que o trabalho fica a dever é na duração. As nove canções ocupam menos de 40 minutos deixando a gente com gostinho de quero mais, mas fazer o quê, né? O jeito é torcer para a moça não se demorar a lançar novos trabalhos.

2 comentários:

  1. Ouvir somente 9 músicas da AC é pra ficar com gosto de quero MUITO mais!
    Doida pra ir a um show... Vamos? ;)

    ResponderExcluir
  2. Sem falar dessa capa desse cd! PQP! Apaixonanteeee!

    ResponderExcluir